quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Direito Penal - STJ - crimes sexuais - presunção de violência - natureza absoluta

STJ acolhe recursos do MPMG e afirma ser absoluta a presunção de violência nos crimes sexuais





O Superior Tribunal de Justiça (STJ) deu provimento aos Recursos Especiais números 1.159.736-MG, 1.165.889-MG e 1.163.451-MG, interpostos pelo procurador de Justiça José Alberto Sartório de Souza, coordenador da Procuradoria de Justiça de Recursos Especiais e Extraordinários Criminais, para reafirmar sua jurisprudência no sentido de ser de natureza absoluta a presunção de violência nos crimes de estupro e atentado violento ao pudor praticados contra vítimas não maiores de 14 anos (art. 224, "a", do CP, revogado pela Lei nº 12015/09).

O primeiro recurso especial acima referido é oriundo da comarca de Capelinha, o segundo é originário da comarca de Dores do Indaiá e o terceiro da comarca de Contagem. Nos dois primeiros inconformismos, as decisões foram tomadas monocraticamente pelo ministro Jorge Mussi, e, no último, o acórdão foi proferido pela Quinta Turma do STJ.

Fonte: Procuradoria de Justiça de Recursos Especiais e Extraordinários Criminais

Assessoria de Comunicação do Ministério Público de Minas Gerais - Núcleo de Imprensa - Tel.: (31) 3330-8016 (Proc. Rec. Esp. e Ext. Crim. Presunção de violência nos crimes sexuais)


Disponível em: http://www.mp.mg.gov.br/portal/public/noticia/index/id/28322/

Nenhum comentário:

Postar um comentário